Aferição da qualidade da informação no centro das apresentações do BIP, no XIV Congresso da Sopcom
Os três dias de congresso, na Universidade da Beira Interior, foram marcados por intervenções dos grupos de trabalho do BIP.
Os três grupos de trabalho do Barómetro para a Qualidade da Informação (BIP) fizeram parte do programa de comunicações do XIV Congresso da Sopcom: Comunicação e Tempo, que decorreu na Universidade da Beira Interior, Covilhã, entre 9 e 11 de fevereiro.
A primeira comunicação, do grupo de informação publicitária (Ana Duarte Melo e Sara Balonas) decorreu no primeiro dia de congresso, abordou a importância deste tipo de informação e o porquê da necessidade da avaliar: apontou-se que a “qualidade informativa contribui decisivamente para a legitimidade da atividade publicitária e para a sua eficácia no sistema económico contemporâneo”. A partir daqui, destacou-se o processo de definição dos indicadores para avaliar a qualidade da informação publicitária, que estão a ser submetidos ao painel de especialistas do método Delphi. Anotaram-se, também, os desafios contemporâneos, como a necessidade de reforço da literacia publicitária e o foco na autenticidade e transparência das marcas, que tornam a avaliação da qualidade informativa preponderante.
O grupo de informação institucional (Inês Mendes, Gisiela Klein, Rita Araújo e José Gabriel Andrade), que esteve presente numa sessão paralela do dia 10 de fevereiro, abordou a aplicação do método Delphi aos indicadores previamente definidos para aferir a qualidade da informação institucional e a estabelecimento de um instrumento de aferição final. Foram apresentados os resultados da aplicação do instrumento junto do painel de especialistas e a necessidade de levar a cabo três rondas de consulta – devido à falta de consenso em torno de seis indicadores (após a primeira ronda) e, posteriormente, de três indicadores (após a segunda ronda). Ficou, ainda, explícito que o instrumento será disponibilizado à comunidade num futuro próximo.
Por fim, o trabalho de aferição da qualidade em torno da informação jornalística (Luís Miguel Loureiro, Ana Filipa Gomes, Joel Felizes e Tiago Estêvão) foi falado no último dia de congresso. Nesta sessão, salientou-se o âmbito e os objetivos de trabalho do Barómetro para a Qualidade da Informação e, também, o caminho para a definição de um instrumento de aferição da qualidade da informação jornalística, que já iniciou o processo de validação através do método Delphi.
As comunicações suscitaram interesse por parte dos participantes nas respetivas sessões paralelas, promovendo-se espaço de debate em torno da aferição da qualidade da informação, da aplicação do método Delphi e da própria atividade deste Barómetro.
Fotografia: Inês Mendes