Icone para navegar até ao conteúdo principal

Perguntas Frequentes

Nesta página reunimos as perguntas mais frequentes sobre o funcionamento, os métodos e os princípios do BIP - Barómetro para a Qualidade da Informação. Este espaço será atualizado regularmente, acompanhando o desenvolvimento do projeto e as dúvidas mais comuns da comunidade.

O que é o BIP – Barómetro para a Qualidade da Informação?

O BIP é um projeto que avalia – a partir de critérios como a precisão, a confiabilidade e a relevância – a qualidade da informação disponibilizada ao público por diferentes entidades, em diversas plataformas e linguagens.

Como funciona o BIP?

O BIP opera de formas distintas. Periodicamente, realiza sondagens para avaliar a qualidade da informação acerca de fenómenos ou situações específicas, nas quais pode participar qualquer elemento do público. Paralelamente, as equipas do BIP investigam casos atuais e relevantes, a partir de um conjunto de indicadores de diferentes dimensões da qualidade da informação, recorrendo a diversas abordagens metodológicas. Os resultados da investigação são publicados neste site sob a forma de Relatórios , na opção Resultados do menu.

Quais são os critérios utilizados para avaliar a qualidade da informação?

O BIP avalia a qualidade da informação a partir de três dimensões: do ponto de vista da receção (audiências/públicos); a partir do produto (a informação propriamente dita, nas suas diversas formas); e em função do processo de produção da informação. No que diz respeito ao conteúdo, o BIP considera: a informação institucional, a publicitária e a jornalística. Por isso, recorre a critérios transversais, adequados para avaliar qualquer conteúdo informativo, e a critérios específicos desses três tipos de informação. Pode aprofundar este tópico consultando o e-book “Avaliar a Qualidade da Informação – Referencial Teórico-metodológico” .

Quem pode colaborar com o BIP?

Qualquer pessoa pode participar nas sondagens BIP e avaliar a qualidade da informação que consome. Além disso, o BIP pode convidar investigadores a juntarem-se à equipa ou a colaborarem num projeto específico ou estudo de caso.

Como são tratados os dados recolhidos pela Sondagem BIP?

Os dados recolhidos são usados para avaliar a qualidade da informação disponível e identificar áreas que requerem melhoria. Não são registados quaisquer dados de identificação, pelo que trata-se de participação anónima.

Os dados produzidos pelo BIP são de acesso aberto?

Sim, os dados do BIP são de acesso aberto – tanto os da Sondagem BIP , como os da investigação – que estão divulgados sob a forma de Relatórios e através da disponibilização de Bases de Dados .

O que é o podcast Estados do Tempo?

O Estados do Tempo é um podcast mensal produzido pela equipa do BIP, em parceria com o Communitas (o Think Tank do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade). Nele reflete-se sobre temas associados à qualidade de informação e a sua relevância para a Sociedade.

Como é que o BIP divulga os Resultados de investigação?

O BIP divulga os Resultados da investigação em diversos formatos: em Anuários , Relatórios , através de uma Newsletter e por meio de Atividades e Eventos que organiza.

Que tipo de Recursos é que o BIP faculta?

Além dos Resultados de investigação, o BIP faculta um compêndio de Projetos Análogos , uma lista de Bibliografia útil para explorar a qualidade da informação em diversas vertentes e, ainda, Bases de Dados resultantes da investigação realizada.

Com que frequência é atualizada a Agenda do BIP?

A Agenda do BIP é atualizada em função da realização de atividades ou eventos. Contempla iniciativas do BIP, atividades em que participam membros da equipa BIP e outras iniciativas que poderão ser do interesse do público que consulta o site.

Última atualização: Julho 30, 2025