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Publicado a 24 de Outubro 2025

O uso do podcast no jornalismo e como as pessoas escutam

Os áudio-documentários jornalísticos ganharam uma nova vida através do podcast, um formato que traz novas oportunidades ao reforço da confiança nos média.

Fotografia com um microfone e auscultadores em destaque, e um computador ao fundo, desfocado

O podcast tornou-se uma ferramenta escolhida para a divulgação de informação noticiosa e para a produção de jornalismo de qualidade. Devolveu valor ao som na transmissão de notícias diárias e, sobretudo, fez ressurgir os áudio-documentários jornalísticos (Torres et al., 2025). Além disso, “a riqueza e o som envolvente dos podcasts oferecem oportunidades únicas para restaurar a confiança nos meios de comunicação social, reforçando a sua legitimidade e autoridade como fonte credível de informação” (Dowling, 2024, citado em Torres et al., 2025, p. 5). Nas entrevistas com os jornalistas, Torres et al. (2025) perceberam que a qualidade era “essencial” tanto nos podcasts de notícias diárias, como nos podcasts documentais. E que a fase de edição era fundamental, especialmente nos podcasts com mais profundidade.

No que toca à utilização por parte dos órgãos de informação, não só existe produção de jornalismo exclusivamente em podcast (como é, atualmente, o caso do Fumaça, em Portugal), conteúdos transmitidos em direto na rádio que podem ser, também, ouvidos em diferido (os programas Morning Edition e All Things Considered, da NPR, nos EUA, por exemplo), como também existem variados podcasts criados por órgãos de informação impressos, para os seus sítios online (por exemplo, o Today in Focus, do The Guardian, no Reino Unido; o The Daily e o The Headlines, do The New York Times, nos EUA; o NRC Vandaag da NRC, nos Países Baixos; O Mundo a Seus Pés, do Expresso, o P24, do Público, em Portugal).

O podcast é conhecido por ser um formato portátil, que pode ser consumido em qualquer lugar e a qualquer momento. No entanto, no estudo levado a cabo por Kormelink et al. (2025), que incide sobre os podcasts de informação noticiosa e como estes são enquadrados nas rotinas diárias daqueles que os ouvem, mostra que os participantes preferem associar esta escuta a atividades/momentos específicos do dia (mesmo que muito diferentes entre si: das viagens diárias ao jogging, passando pelo passar a ferro, por exemplo). Existindo uma falha na rotina, “era menos provável que a escuta do podcast ocorresse” (p. 974). Até porque os podcasts de notícias foram percecionados como perecíveis, o que faz com que os ouvintes não ouçam episódios que possam ter em atraso (por conterem notícias antigas). Mesmo associado a outras atividades, este género de podcasts requere foco por parte de quem ouve, não podendo ser reproduzido apenas como som de background, como, por exemplo, os podcast humorísticos (Kormelink et al., 2025).

Por outro lado, ficou saliente que a experiência de ouvir um podcast é associada ao multitasking (os autores argumentam isto pode ser ainda mais comum no caso dos podcast de informação noticiosa), por vários motivos: torna tarefas mundanas menos aborrecidas e, ainda, porque tem o potencial de tornar a própria escuta das notícias mais agradável; pode dar ao ouvinte a sensação de eficiência; ou tornar uma atividade já considerada agradável num momento de relaxamento; e ser uma atividade que fica entre o engagement e a distração, pelo que é mais fácil o ouvinte focar-se no podcast (Kormelink et al., 2025, p. 975).

Dadas estas características, Kormelink et al. (2025) sugerem que pode ser relevante estudar a forma como os podcasts podem combater a news avoidance seletiva, uma questão associada à qualidade da informação. Noutra nota, referem que, dado que a regularidade é importante na escuta sistemática, os órgãos de informação podem ajudar os ouvintes a enquadrar os podcasts em momentos específicos ao publicarem sempre à mesma hora ou ao pensarem os episódios para rotinas diárias como as viagens casa-trabalho-casa, por exemplo.

Nota

Kormelink et al. (2025) entrevistaram 60 participantes, dos Países Baixos, a quem pediram, primeiro, que ouvissem um podcast de notícias durante quatro semanas e que fizessem o registo num diário. A 24 participantes foi atribuído o podcast NRC Vandaag, a outros 24 participantes o podcast Dit Wordt Het Nieuws e a 12 participantes o podcast De Dag.

Referências

Kormelink, T. G., Hadden, B., Linssen, D., Santangelo, E., Blaauw, F., Kiewiet, L., & Keppel, P. (2025). Anytime, anyplace? The context-dependency of news podcast use. Journalism Studies, 26(8), 961-979. https://doi.org/10.1080/1461670X.2025.2487857
Torres, E. G. de, Legorburu, L. M., Parra‐Valcarce, D., Edo, C., & Escobar‐Artola, L. 2025). Intimacy in podcast journalism: Ethical challenges and opportunities in daily news podcasts and documentaries. Media and Communication, 13, Article 8994. https://doi.org/10.17645/mac.8994

Fotografia: Will Francis, na Unsplash

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