Icone para navegar até ao conteúdo principal

Conceitos e Metodologias

O BIP – Barómetro para a Qualidade da Informação baseia a sua atividade em princípios e metodologias científicas. 

Nesta página, pode conhecer os conceitos fundamentais que orientam o trabalho do BIP, as dimensões e indicadores que orientam a avaliação da qualidade da informação e os métodos e processos adotados para garantir resultados fiáveis e transparentes.

Conceitos e Metodologias

Qualidade da Informação

A qualidade da informação, como entendida pelo BIP, pode ser avaliada a partir de três dimensões: o processo de produção da informação; as características do produto (informação produzida e publicada); a receção da informação pelos públicos. 

Processo
de Produção

Características
do Produto

Receção
da Informação

Metodologias

Abordagem Metodológica

O BIP recorre a métodos e técnicas quantitativas e qualitativas, numa lógica de triangulação metodológica.

Ver Mais

Processo de Investigação

Para investigar a qualidade da informação, segue-se um processo: primeiro, define-se a informação que vai ser avaliada; de seguida, desenvolve-se um modelo de análise e, por fim, seleciona-se as técnicas de recolha (por exemplo, entrevista, observação, sondagem ou questionário) e de análise (como a análise estatística, análise de conteúdo temática ou análise narrativa) mais adequadas.

Consultar Relatórios
Transparencia

Transparência e Replicabilidade

O modelo de análise e a abordagem metodológica do BIP são informação de acesso público. Pretende-se, assim, que o trabalho de investigação possa ser monitorizado e, eventualmente, replicado.

Consultar E-Book

Última atualização: Julho 30, 2025