Icone para navegar até ao conteúdo principal
Ana Melo

Ana Melo

Membro da Equipa

Ana Duarte Melo é doutorada em Ciências da Comunicação e Professora do Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, onde ensina publicidade, comunicação estratégica e territorial e criatividade. Os seus interesses de investigação incluem cidadania e questões participativas emergentes da sociedade civil, o papel da comunicação organizacional e estratégica como motores de formas inovadoras e alternativas de mudança territorial, comunitária, de saúde pública, social e comportamental. Representa a linha de investigação Comunicação Estratégica, Organizações e Territórios do CECS e tem colaborado ativamente desde 2012 com várias associações científicas (SOPCOM, ECREA), sendo membro eleito do International Council da IAMCR – International Association of Media and Communication Research.

É coordenadora do CreateLab, a agência de criatividade e inovação do CECS, e diretora do Mestrado em Comunicação de Ciência, tendo sido diretora da Licenciatura em Ciências da Comunicação e vice-presidente para a Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

Antes de se comprometer plenamente com a Academia, acreditava que poderia mudar o mundo como jornalista, tendo trabalhado para a imprensa, rádio e televisão, tanto em Portugal como em Macau (República Popular da China). Mas depois tornou-se publicitária por duas décadas, trabalhando como redatora e diretora criativa e também como guionista para televisão, publicidade e cinema.

Ana Duarte Melo licenciou-se em Comunicação Social (1986) com uma tese sobre Performance e Simulação em Informação Televisiva pela Universidade Nova de Lisboa, obteve o grau de Mestrado em Artes (2002) em Som e Imagem, com especialização em Argumento, Universidade Católica Portuguesa, Porto e defendeu a sua tese de doutoramento sobre “Participação do Cidadão-Consumidor na Publicidade: percepções, modalidades e regulação” (2013) combinando publicidade, consumo, cidadania, participação e regulação.

Entre em Contacto